terça-feira, 10 de março de 2009

Série de tevê mostra mulheres que alcançaram seus objetivos




Tomas May

Maria Helena Monteiro, produtora de café em Dourado, São Paulo

Série 'Mulher de Negócios' começa a ser exibida neste domingo (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher
Dilma Tavares
Brasília - Primeiro, sonhar e acreditar no sonho. Depois, trabalhar muito, ter coragem, determinação e persistência para que o sonho se torne realidade e prospere. Tudo com a noção de que o caminho nessa direção precisa ser planejado, que ele começa a ser construído e a ser trilhado aos poucos, rompendo barreiras, aprendendo com as dificuldades, mas também buscando se antecipar aos problemas, especialmente com informações sobre como alcançar o objetivo almejado.

Esses são alguns dos conselhos de dez mulheres que conseguiram realizar seus sonhos e que, por seu trabalho, foram finalistas ou venceram ciclos do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A experiência de cada uma será mostrada na série de televisão 'Mulheres de Negócio', a ser exibida pelo Canal Futura e produzida em parceria com o Sebrae. Começa neste domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e será exibida durante um ano, sempre aos domingos, às 19h20.

A série será inaugurada com a experiência de Maria Helena Monteiro, vencedora nacional do prêmio em 2005, na categoria Proprietária de Micro e Pequena Empresa. Ex-professora de Dourado, em São Paulo, após ter vencido na vida como funcionária de uma multinacional, deixou as facilidades da megaempresa e voltou à cidade natal para recomeçar a vida investindo numa fazenda de café que pertencia à família, a Fazenda Monte Alto.

Helena conta como conseguiu “começar do zero”, desde o plantio até a venda do café “em saquinhos de plástico”, e transformar a fazenda num negócio auto-sustentável hoje com mais de 450 pontos de atendimento e com planos de ampliação. Milagre? Não, trabalho duro e constante, garante. “Não tem milagre. Tem muito trabalho, luta diária, busca de conhecimento para administrar o negócio e criatividade para atuar nos momentos de crise”, explica.

Maria Helena insiste especialmente no planejamento, na especialização e na atualização constantes para garantir a manutenção e o crescimento da atividade, aliado à criatividade e ao aproveitamento das oportunidades. Atualmente, por exemplo, seu plano é abrir a fazenda, que está há cerca de 100 anos com a família, para visitação turística. Aproveita uma reforma recente feita no casarão e o fato de que há muitas pessoas querendo visitar o local.

Outra vencedora do prêmio em 2005 e que integra a série é Antônia Maria Bezerra, líder das quebradeiras de coco de Buriti do Tocantins (TO). Ela venceu na categoria Associativismo e Cooperativismo e conta como a Assoociação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Buriti, que lidera, conseguiu gerar renda, levar conhecimento e elevar a auto-estima das associadas. Hoje, conta, a associação tem sede própria e equipamentos como computador. O trabalho vai da quebra do coco, elaboração do produto artesanal, extração de óleo e produção de carvão com os resíduos. A associação trabalha com medicina alternativa e leva conhecimentos diversos às quebradeiras.

Entre os ensinamentos oferecidos pela associação, Antônia relaciona cursos sobre melhor aproveitamento de frutas, verduras e legumes, datilografia, pintura, bordado, crochê e corte e costura. Mas Antônia avalia que uma das principais contribuições do trabalho da entidade está na elevação da auto-estima das quebradeiras de coco. “Antes elas não acreditavam em si mesmas e hoje sabem lutar por seus direitos”, diz, exemplificando com o aumento da preocupação com a formação dos filhos e delas próprias.

“Muitas, inclusive eu, estamos com filhos formados na faculdade. E já tem até quebradeira de coco formada como professora e ainda trabalhando”, garante. Entre as qualidades necessárias para conseguir esses resultados, ela cita responsabilidade, coragem, teimosia e valorização pessoal. “Se você gostar de você, vai buscar o que é bom para você”, ensina.

Lançado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW–Brasil) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), com apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). O objetivo é valorizar e estimular o empreendedorismo feminino. A série com os casos de sucesso mostrados via Canal Futura busca ampliar esse alcance.

“O objetivo da série é disseminar essas experiências e estimular novas histórias, mostrando as várias possibilidades de negócios que há para se investir e os desafios para vencer”, explica a coordenadora de produção da série pela Unidade de Capacitação empresarial do Sebrae, Andréia Calderan.

A coordenadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria Del Carmem, lembra que a pesquisa GEM de 2007 mostra que metade dos empreendedores do País são mulheres. “Isso significa que a mulher representa uma ampla contribuição nacional na geração de emprego e renda”, lembra.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 348-7138 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br
Licença
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9362, no horário das 10h às 19h.
www.interjornal.com.br
asn.interjornal.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

It's difficult to find educated people in this particular topic, but you sound like you know what you're talκing about!
Thanκs
My page :: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Gгеate article. Keep writing ѕuch kind οf infоrmation
on your site. Im rеally impressed by youг site.


Hi thеre, You haνe performed a great
jоb. Ӏ will dеfinіtely digg it and for mу part suggest to my frіеnds.

I am surе they will be benefited frοm this website.



Heгe is my sitе; wearegamers.asia

Anônimo disse...

In terms of effoгtleѕs brеаthing, the smoκeг normаlly added benefits frоm smoκing
theѕe glycerin bаѕed cigaretteѕ,
and is seldom nеgаtіνely affected by this lіght and quicκ smοke.



Ηeгe is mу ѕіte
:: www.prnewswire.com